segunda-feira, 9 de maio de 2011

A casa dos mil espelhos


Tempos atrás em um distante e pequeno vilarejo, havia um lugar conhecido como a casa dos 1.000 espelhos. Um pequeno e feliz gatinho soube deste lugar e decidiu visitar. Lá chegando, saltitou feliz escada acima até a entrada da casa. Olhou através da porta de entrada com suas orelhinhas e a sua cauda levantadas. Para sua grande surpresa, deparou-se com outros 1.000 pequenos e felizes gatinhos, todos com suas caudas levantadas. Abriu um enorme sorriso e foi correspondido com 1.000 enormes sorrisos. Quando saiu da casa, pensou:
- Que lugar maravilhoso! Voltarei sempre, um montão de vezes.
Neste mesmo vilarejo, um outro pequeno gatinho, que não era tão feliz quanto o primeiro, decidiu visitar a casa. Escalou lentamente as escadas e olhou através da porta. Quando viu 1.000 olhares hostis de gatos que lhe olhavam fixamente, rosnou e mostrou os dentes e ficou horrorizado ao ver 1.000 gatos rosnando e mostrando os dentes para ele. Quando saiu, ele pensou:
- Que lugar horrível, nunca mais volto aqui!
E aí?
Sabe qual é a moral da história?
Todos os rostos no mundo são espelhos de nossas reações e atitudes. Que tipo de reflexos nós vemos nos rostos das pessoas que encontramos?
Muitas vezes passamos a vida inteira achando uma pessoa metida, nariz empinado, mas não percebemos que temos exatamente essa atitude com ela. Não temos coragem de chegar, dar um sorriso, de perguntar se ela precisa de ajuda, e assim os anos vão passando e a antipatia aumentando…
Isso acontece em todos os lugares.No nosso bairro, na escola, no trabalho, no banco, na Igreja…
Pense nisso!
Em Mateu 7:1-5 Jesus diz: “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão”.
Quando julgamos apontamos para o outro denunciando seus erros e defeitos e nos esquecemos dos nossos próprios erros e imperfeições.Deixamos de nos relacionar com o próximo porque o achamos indigno, porque, com base em nosso julgamento e até mesmo no nosso preconceito não conseguimos enxergar suas qualidades.
E assim o tempo vai passando e a muralha aumentando. Jesus nos fala em LC 6:32“E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.”
Se sorrimos apenas para os que nos sorriem…
Se desejamos o bem apenas para os que nos desejam bem…
Se ajudamos somente os que nos ajudam
Que recompensa teremos?
A história de hoje nos mostra um outro lado dos relacionamentos. Quantas vezes evitamos uma pessoa simplesmente por achar que ela nos evita?
Quantas vezes julgamos alguém, sem conhecê-lo, simplesmente porque nos apressamos em julgar?
Achamos isso, achamos aquilo e concluímos que o melhor é nos afastar ou simplesmente ignorar. Só que nós nos esquecemos do outro lado…
Até que ponto a visão que o outro tem de nós não é a mesma da nossa?
Até que ponto não somos culpados pela falta de comunicação?

“E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.”

Pense nisso…
Dê o primeiro passo! Saia da casca!
Mostre aos outros o ser humano maravilhoso que você é!
Pare de apontar…
Não seja para os outros o que você acha que os outros são com você!
Pense nisso, tome uma atitude e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário